O uso inteligente de soluções construtivas inovadoras traz uma série de benefícios para o projeto. Os pré-moldados, substituindo a alvenaria tradicional durante a construção da estrutura, podem otimizar muito os processos da obra, acelerando o trabalho no canteiro e proporcionando redução de custos.
Obras industriais, comerciais e até residenciais vêm sendo conduzidas com o uso de pré-moldados. É possível produzir uma série de estruturas como pilares, vigas, lajes, paredes, e, depois, só encaixar no seu devido lugar. Muito mais prático e rápido, não é mesmo?
Além da redução de custos e da agilidade na execução, a estrutura pré-moldada é perfeita para reduzir o desperdício de material e minimizar riscos. Ou seja, trata-se de uma solução construtiva muito eficaz.
Contudo, para usufruir de todas essas vantagens é fundamental conhecer as características das estruturas pré-moldadas.
Quer saber mais? Continue lendo esse texto!
Afinal, o que é pré-moldado? E como ele é construído?
Os pré-moldados são estruturas modulares fabricadas, produzidas a partir de um modelo de construção predefinido e que devem ser encaixadas já na obra.
Na prática, a estrutura pré-moldada é construída por meio da colocação de concreto em um molde. Na sequência, o processo de cura da peça é realizado em uma área controlada. Esse cuidado visa garantir a qualidade do pré-moldado.
Como esse processo de produção das estruturas é conduzido em outro local, independente do andamento da obra, é possível ganhar mais velocidade na execução.
As instruções para construção dos pré-moldados são dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas na NBR 9062:2017. A norma apresenta as principais diretrizes para a elaboração do projeto e a execução de estruturas de concreto pré-moldado.
Vai construir ou reformar? Fale com a Marfe Engenharia Construtora Curitiba