O que é argamassa colante e quais suas aplicações?

A argamassa é uma mistura de cimento, areia, cal e água. Em alguns casos, ela pode contar com outros aditivos, como barro, cal, saibro, caulim e outros.
Da mesma forma que o concreto, a argamassa é mais mole nas primeiras horas e tende a endurecer com o tempo, proporcionando elevada resistência e durabilidade.
Basicamente, ela trabalha como material aderente entre os materiais, como se fosse uma espécie de cola para assentar blocos e tijolos, os pisos e azulejos cerâmicos, por exemplo.
Na verdade, a qualidade da argamassa depende das características dos seus componentes e do correto preparo e manuseio.
A mistura da argamassa na obra pode ser feita tanto manualmente como com o uso de betoneira. Em ambos os casos, a recomendação é misturar apenas o suficiente para 1 hora de aplicação, evitando que ela endureça ou perca sua plasticidade.
Argamassa Colante
Esse é um produto industrial que, quando está no seu estado seco, é composto de cimento Portland, aditivos químicos e agregados minerais. Ao ser misturado com água, ele forma uma massa viscosa, plástica e aderente, empregada para assentar placas cerâmicas para revestimento.
A argamassa colante é indicada, portanto, para: revestimentos cerâmicos, blocos de vidro, porcelanatos, mármores, granitos e outros. Dentro desse tipo de argamassa, ainda existem diferenciações: AC-I, AC-II e AC-III.
Caso essa variação conte com a denominação do tipo E (AC-I E, AC-II E etc.), significa que a argamassa possui o tempo aberto estendido, ou seja, um intervalo maior para que a placa cerâmica seja assentada sobre a argamassa, a qual proporcionará resistência à tração depois do período de cura, seja ela simples ou direta.
AC-I
Essa argamassa colante possui características de resistência às solicitações termométricas e mecânicas (ou seja, é resistente aos esforços, à temperatura e à umidade), que são bem comuns aos revestimentos internos — exceto aqueles aplicados em churrasqueiras, estufas, saunas e outros locais com revestimentos especiais.
É o tipo mais indicado para aplicação tanto em áreas secas como molhadas: banheiros, cozinhas, áreas de serviço, salas, quartos etc. e também para assentar pisos.
AC-II
É a argamassa que possui característica de adesividade, permitindo a ela absorver os esforços existentes em revestimentos de pisos e paredes internos e externos, sujeitos a ciclos de variação termométrica e a ação do vento.
Portanto, essa é uma argamassa com uma aderência superior, sendo indicada para uso em ambientes internos que ficam expostos à elevada temperatura e a condições severas de ventilação, como piscinas de água fria, paredes, lajes, pisos de área pública e outros espaços.
AC-III
Essa é a argamassa que possui maior aderência entre as três. Ela é indicada para uso especial como assentamento de porcelanato, pastilhas, pedras de granito e mármore e revestimentos de ambientes como saunas, piscinas de água quente e estufas, além de locais com tráfego intenso.
Outros tipos de argamassas colantes
Dentro das argamassas colantes, também existe a PSP, que é a argamassa voltada para aplicação de piso sobre piso, colantes para porcelanato e colantes para mármore ou granito.
A PSP tem uma secagem bem rápida e é indicada para o assentamento de peças cerâmicas e porcelanatos em áreas internas, permitindo o trânsito leve já depois de 3 horas da sua aplicação. Essa argamassa não deve ser usada para revestimentos sobre ardósia ou pisos de madeira.
O colante porcelanato é indicado para assentar pisos internos e não pode ser usado em áreas externas, churrasqueiras, saunas, estufas e outros revestimentos especiais.
A argamassa colante de mármore e granito, como o nome sugere, é indicada para assentar peças de até 80 x 80 cm, tanto em áreas internas como externas e também pode ser usada para porcelanatos claros de até 60 x 60 cm. Entretanto, não deve ser usada em saunas, churrasqueiras, estufas ou outros revestimentos especiais.