Renovável, econômica e não poluente. Essas três características principais fazem da energia solar a energia do futuro. Como forma de contribuir para a reduzir a emissões de gases poluentes, a empresa estatal de energia de Taiwan, a Taipower, está construindo o primeiro edifício totalmente coberto por placas solares. O projeto ganhou o nome de Sun Rock e fica no Parque Industrial Costeiro de Changhua, próximo a Taichung, na costa oeste de Taiwan. Do design futurista até a fachada, o prédio foi inteiramente projetado para tornar a geração de energia solar o mais eficiente possível.
Para a empresa de arquitetura holandesa MVRDV, responsável pela obra, o Sun Rock é um “manifesto em um edifício”. O sócio-fundador do MVRDV, Winy Maas, enxerga um potencial único e fascinante no projeto. “O usuário é uma empresa de energia, o que nos permitiu fazer mais do que o habitual. Revestimos toda a fachada com fotovoltaicos, maximizando os ganhos energéticos para torná-la não só autossustentável, para uso próprio, mas também permitindo que o edifício se torne uma ferramenta de produção de energia, exportando eletricidade para o restante da rede. Isto é conseguido através de um posicionamento maximamente eficiente dos painéis. Como resultado, nosso design é totalmente orientado a dados. É sempre divertido ver os resultados quando você deixa a análise ser a parte determinante do design”, explica.
Design futurista tira máximo proveito da luz solar
O Sun Rock é mais do que simplesmente a nova instalação de operações e manutenção da Taipower e o design futurista é uma das suas características mais emblemáticas. O formato arredondado foi pensado para maximizar a exposição natural à luz solar e transformá-la em energia elétrica. A face norte do edifício é levemente inclinada para baixo, aumentando a área de superfície voltada para o sol durante a tarde. Do outro lado, na face norte, a forma abobadada tira melhor proveito do sol nas manhãs. Outra característica interessante do prédio é que ele parece estar coberto de pregas, onde estão fixados os painéis fotovoltaicos. O ângulo dessas pregas pode ser ajustado ao longo de toda a fachada para potencializar ainda mais a geração de energia solar.
Sun Rock poderá gerar 1 milhão de kW-hora
De acordo com os desenvolvedores do projeto, o Sun Rock terá 4.000 metros quadrados de painéis fotovoltaicos e será capaz de gerar 1 milhão de quilowatts-hora de energia por ano. Essa quantidade de energia é equivalente à queima de 85 toneladas de petróleo e capaz de abastecer completamente o edifício. A Taipower considera ainda a possibilidade de ampliar ainda mais a área de painéis fotovoltaicos, chegando a marca de 1,7 milhão de quilowatts-hora. Isso permitiria que o prédio contribuísse com energia para abastecer construções nas proximidades.
Conheça o edifício por dentro
Taiwan está iniciando a transição para fontes renováveis e as novas instalações da Taipower serão usadas para armazenamento e manutenção de equipamentos de energia sustentável. Logo na entrada do Sun Rock, um Data Room irá mostrar em tempo real a quantidade de energia renovável gerada pela empresa. O primeiro andar é dedicado à oficina de manutenção, onde os visitantes poderão conhecer de perto máquinas, painéis solares e pás de turbinas eólicas. Outra galeria pública para exposições variadas será instalada no piso superior. Os demais andares serão dedicados aos escritórios dos funcionários, que contam ainda com um terraço arborizado no telhado.