O orçamento é a primeira e principal etapa de qualquer empreendimento. Se essa etapa não for realizada com cuidado e atenção, podem acontecer atrasos e prejuízos na obra. Com um levantamento de preços bem feito e um bom planejamento, fica muito fácil terminar a construção dentro do prazo previsto e sem extrapolar os custos estimados.
Para ter o controle dos gastos e se manter dentro do orçamento, confira quais são os principais erros cometidos nessa etapa tão importante:
1)Não levar em consideração todas as etapas da obra
Antes de iniciar um orçamento, você precisa ter em mente que o levantamento de preços deve considerar cada uma das etapas da obra para minimizar o risco de erros. Muitas pessoas deixam para escolher os materiais de acabamento no final da obra e acabam gastando mais do que pretendiam.
2) Não estimar corretamente a quantidade de mão de obra e materiais necessários
Depois que você definiu o passo a passo da sua obra fica mais fácil estimar os materiais que deverão ser comprados e a mão de obra a ser contratada em cada etapa. Lembre-se que o orçamento deve ser o mais detalhado possível, com informações sobre cada elemento do projeto.
3) Utilizar valores desatualizados ou aproximados
Para ter uma noção mais aproximada do custo total da obra é preciso que o orçamento esteja atualizado. Este é um processo trabalhoso, mas é importante fazer um levantamento dos preços reais do mercado de cada um dos materiais.
4) Não incluir os custos indiretos, valores de frete ou entrega
Esse é um dos erros mais comuns durante a elaboração de um orçamento. Os custos indiretos não estão relacionados a obra, por exemplo gastos com água, energia elétrica, impostos e taxas. Ao fazer o levantamento de preços dos materiais de construção também é preciso estar atento aos valores de frete e entrega.
5) Não considerar imprevistos
Mesmo realizando o orçamento de forma detalhada, sempre podem acontecer imprevistos. Eles podem estar realizados ao aumento inesperado de preço, atrasos no canteiro de obras, materiais danificados durante a execução e outros. Para não estourar o orçamento é preciso ter sempre uma margem de segurança para lidar com esse tipo de situação.
Uma boa dica para evitar surpresas desagradáveis e garantir que a sua obra acontece dentro do prazo e do orçamento previsto, a melhor estratégia é contar com o apoio de profissionais especializados para te auxiliar em todas as etapas. Se você está pensando em construir ou reformar, venha para a Marfe.