A meta para esse ano, para muitas pessoas, é realizar o sonho da casa própria. Com certeza é promessa que envolve bastante planejamento financeiro e muita determinação para ser concretizada. O problema é que, na tentativa de economizar e acelerar esse processo, algumas etapas importantes podem ser deixadas de lado e causar uma verdadeira dor de cabeça no futuro.
Estamos falando da elaboração do projeto arquitetônico. Esse documento é muito mais do que uma proposta de decoração e serve como base para toda as etapas da construção que virão a seguir. Ele é uma representação gráfica de como será a edificação e leva em consideração fatores como quantidade de pavimentos, espessura das paredes, dimensão das janelas e outros. Por isso, nesta etapa é fundamental contar com o auxílio de profissionais capacitados que consigam transformar as suas ideias em um projeto bem elaborado e dentro do orçamento previsto.
O projeto arquitetônico ajuda a visualizar o resultado final da obra, a planejar cada uma das etapas, acompanhar os trabalhos e até mesmo a identificar e corrigir possíveis falhas antes que elas ocorram. Não é exagero disser que ele pode ajudar a reduzir custos, atrasos no cronograma, retrabalho, desperdício de materiais e possíveis imprevistos durante a obra. Outra vantagem de seguir corretamente o que foi proposto é a redução dos custos de manutenção, pois muitos problemas ocorrem por erro na execução do projeto.
Se a intenção for executar apenas uma reforma, a tentação de ignorar o projeto arquitetônico pode ser ainda maior. É importante ter em mente que o profissional responsável pela elaboração desse documento fará uma série de análises e estudos de viabilidade que vão garantir não apenas a beleza estética da obra, mas também o seu conforto e segurança.
Conheça as etapas do projeto arquitetônico
Agora que você já sabe a importância do projeto arquitetônico, está na hora de conhecer como ele é feito. Tudo começa com a primeira visita até o local, onde o profissional irá fazer uma vistoria e levantar os principais dados. Depois dos aspectos técnicos, o próximo passo é entender quais são as necessidades, objetivos e desejos do cliente em relação a obra. Com todas essas informações em mente, o profissional fará um estado de viabilidade para determinar o que pode ou não ser realizado.
O projeto arquitetônico começa a nascer no papel durante o estudo preliminar, quando são apresentados os primeiros esboços. O cliente terá uma ideia melhor de como ficará a obra no anteprojeto, que já conta com as plantas baixas e especificações de cada ambiente. Feitos os últimos ajustes e adequações, é preciso obter a aprovação da Prefeitura para que a obra possa ser executada. Por fim, a última etapa é colocar a mão na massa com a certeza de que tudo sairá de acordo com o que foi planejado.
Entre os inúmeros benefícios de um projeto arquitetônico estão o maior controle dos gastos, melhor custo-benefício na compra de materiais de construção, optimização dos espaços com criatividade e sofisticação. Aqui na Marfe Engenharia você arquitetos renomados e profissionais altamente capacitados para te ajudar a valorizar ainda mais o seu imóvel.
Pensou em construir ou reformar? Penso Marfe Engenharia.