Edifícios são construídos para atenderem seus usuários por muitos anos, e durante este longo período todas as instalações devem se manter adequadas para a utilização que se destinam. Não é difícil perceber, portanto, que se trata de uma tarefa que exige planejamento e recursos. E na proporção que se investe no primeiro item, menos se investirá no segundo.
A falta de manutenção predial representa prejuízo no bolso e, pior ainda, um risco para a saúde e segurança de moradores, no caso de um prédio residencial e seus frequentadores e usuários, no caso dos prédios comerciais. Isso para não falarmos de toda a população, quando pensamos em uma construção localizada em uma região central.
MANUTENÇÃO PREDIAL
A manutenção predial é um conjunto de atividades a serem realizadas a fim de conservar a capacidade funcional de uma edificação e de suas partes constituintes com o intuito de atender as necessidades e segurança dos seus usuários. Em Curitiba, a Marfe Engenharia atua com excelência no ramo de manutenções prediais. As manutenções são dividas, principalmente, em dois grupos: corretivas e preventivas.
- Manutenção corretiva
Esta espécie de manutenção não segue nenhum planejamento prévio, sendo apenas uma ação imediata, muitas vezes em caráter emergencial, com o intuito de corrigir possíveis falhas. É caracterizada por serviços que demandam uma intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso de determinado sistema ou componente de uma edificação, ou até mesmo evitar grandes prejuízos aos seus usuários. Esta estratégia é menos vantajosa, pois certamente terá uma diminuição drástica na vida útil de um equipamento ou sistema de uma edificação, acarretando por consequência em um custo ainda maior.
- Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é basicamente um conjunto de atividades que visa evitar falhas nas instalações, uma vez que estabelece um planejamento prévio, assegurando o perfeito funcionamento de um sistema. Com a realização deste tipo de manutenção a vida útil da construção é aumentada. No gráfico a seguir é mostrado a influência das manutenções preventivas na vida útil da edificação.
MAS COMO SE ELABORA UM PLANO DE MANUTENÇÃO PREDIAL EFETIVO?
É extremamente importante a realização de uma inspeção predial a ser realizada por um engenheiro perito, uma vez que irá elaborar um laudo técnico contendo considerações importantes para o plano de manutenção predial do condomínio analisado, com a devida expertise.
No próprio laudo técnico o engenheiro perito poderá elaborar um plano de manutenção predial adequado para a edificação avaliada.
No plano de manutenção predial não pode faltar nenhum dos sistemas da edificação, e deve conter a periodicidade das manutenções, quem serão os responsáveis e os recursos necessários para a inspeção.