Dê uma “cara nova” para a fachada de sua casa

A fachada é o cartão de visita de nossa casa – ela evidencia a cara, o estilo do dono. Por falar nisso, como anda a fachada da sua casa? Meio caidinha, com ares antigos? Pois então chegou a hora de dar uma renovada no visual e, para ajudá-lo a tomar essa decisão, organizamos algumas casas que tiveram as fachadas reformadas. Projetos que tiveram traços, revestimentos e acabamentos atualizados, confira!
Apesar dos ambientes compartimentados e escuros, este sobrado fica num lugar tranquilo, o que entusiasmou a nova proprietária e a levou a reconstruir a casa dos anos 1940. Num terreno de 4,50 x 16 m, a construção tem, agora, fachada de tijolos de demolição sem rejunte (junta seca). Mesmo com o painel de vidro, a casa mantém a privacidade, pois as lâminas desencontradas (3 cm de largura) do gradil de sobras de ipê confundem a visão. Projeto de reforma de Carlos Marsi.
O galpão de 1920, na Barra Funda, bairro paulistano pontuado por indústrias, virou casa e escritório. Na fachada, pranchas de concreto usinado foram sobrepostas à antiga alvenaria. Basta abrir o portão de ferro para entrar na garagem, que fica dentro do escritório. Cinco basculantes, combinados às aberturas da outra ponta, permitem a ventilação cruzada. Projeto de reforma de Maria Luiza Corrêa.
A pintura envelhecida e as janelas com grades entristeciam a fachada. Depois de retirar cuidadosamente o reboco, os tijolos de barro foram realçados e ficaram com um aspecto patinado. Dois pilares decorativos contornam a porta e destacam a entrada. Como os tijolos tendem a criar limo, aplicou-se, a 30 cm do chão, uma camada de tinta acrílica que afasta os respingos da chuva. Quem chega à sala passa pelo piso de seixos rolados e porcelanato preto. Projeto de reforma de Rita Müller de Almeida.