Pular para o conteúdo
Blog
MARFE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

Conheça o primeiro prédio com “fachada respirável” do mundo

Com design futurista, a nova sede do Banco Comercial Rural da China chama a atenção pelo diagrid em aço e pelas soluções de eficiência energética

Sustentabilidade, preservação do meio ambiente e uso de elementos naturais para criar um ambiente mais acolhedor e aconchegante estão cada vez mais presentes em projetos arquitetônicos. Um exemplo disso é sede do Banco Comercial Rural da China, inaugurado no início deste ano em Bao’an, um dos principais distritos comerciais da cidade de Shenzhen.

O prédio de 33 andares e 158 metros de altura é cercado por um diagrid em aço, o que torna o interior dos escritórios cheio de ar fresco e luz natural. O projeto arquitetônico combina elementos naturais como ar e água sem perder de vista o design futurista. A empresa norte-americana de engenharia e arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM) é a responsável pelo projeto arquitetônico, estrutura construtiva, mecânica, elétrica e hidráulica do edifício.

Fachada respirável
As soluções de design biofílico foram pensadas para atender às exigências do clima tropical da região, onde os termômetros facilmente ultrapassam os 30°C no verão. A estrutura em diagrid funciona como uma espécie de sombra, reduzindo o ganho solar dentro do edifício em até 34% e torna o ambiente mais fresco e arejado. Na prática, isso significa menor necessidade do uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Além disso, o suporte estrutural proporcionado pelo diagrid permite que o interior seja livre de colunas, proporcionando um melhor aproveitamento do espaço.

O prédio conta ainda com dois grandes átrios que se estendem por toda a sua altura e agem como se fossem pulmões. Um sistema de persianas automatizadas extrai o ar fresco para dentro dos átrios e, quando o clima está agradável, os funcionários podem abrir as janelas permitindo que ele entre nos escritórios. Desta forma, o ar fresco circula por todo o edifício, trazendo conforto e bem-estar, além de eficiência ambiental e energética.

Sem divisão entre interior e exterior
Uma característica interessante da diagrid é que ela se alarga em pontos-chave na base do edifício para enquadrar as vistas do parque público no centro do distrito comercial de Bao’an e também do Mar da China Meridional. No terraço, um charmoso deck externo contribuir para fundir ainda mais espaços internos e externos.

Água e fortuna
A água é outro elemento importante no projeto arquitetônico da nova sede do Banco Comercial Rural. A inspiração vem do Feng Shui, em que a água está intimamente relacionada ao dinheiro e à fortuna. Além do lobby ser cercado por um espelho d’água, a entrada principal do edifício conta uma fina cascata de 15 metros de altura. Esses dois recursos também contribuem para resfriar o interior do prédio.

Sede moderna e futurista
De acordo com a construtora responsável pelo projeto arquitetônico e pela execução da obra, o objetivo da nova sede é atrelar modernidade e visão de futuro à história do Banco Comercial Rural como cooperativa de crédito agrário. As soluções de eficiência energética fizeram com que o projeto recebesse o padrão de construção verde LEED Platinum e deve ser reconhecido também através de uma certificação chinesa de construção verde.

Mais

Atendimento:

Endereço:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajudar?