Energia fotovoltaica e fototérmica: Qual a diferença?

O que é energia fotovoltaica?
A energia fotovoltaica gera energia elétrica a partir da captação de raios solares. Para que isso aconteça, são necessárias placas normalmente feitas de silício, que absorvem a luz solar, gerando uma corrente de energia por meio de um processo de troca de carga entre as partículas de luz.
Essa energia é enviada para um aparelho chamado inversor, que transforma a corrente contínua em corrente alternada, o que permite que ela seja utilizada em casas, empresas e indústrias. Em casos nos quais nem toda energia é consumida, o excedente pode ser oferecido pela rede elétrica para outras instalações, gerando créditos na conta de energia, o que ajuda ainda mais a reduzir o valor pago na fatura.
O que é energia fototérmica?
É também conhecida como sistema de aquecimento solar, que tem esse nome pois utiliza os raios solares para garantir o abastecimento de água quente em casas e comércios. Para isso, são instaladas placas coletoras em um local com grande exposição ao sol. A irradiação solar incide sobre essa superfície, que ao se aquecer, transfere calor para a água.
Depois de aquecida, essa água é enviada para um reservatório térmico, onde fica armazenada até a hora do uso. Com isso, chuveiros, torneiras, piscinas e instalações industriais, entre outros, têm água quente sempre que preciso, sem depender exclusivamente da energia elétrica ou de outras fontes de calor.
Se bem dimensionado, um aquecedor solar consegue fornecer água quente em quantidade suficiente para, praticamente, todas as circunstâncias, o que garante uma redução considerável na conta de energia.
Quais as principais diferenças entre as duas?
Como fica claro ao entender como cada uma funciona, a diferença entre energia fotovoltaica e fototérmica está na finalidade de cada uma: a primeira utiliza os raios do Sol para gerar energia elétrica, enquanto a segunda utiliza o calor dos raios solares para aquecer a água.
Cada uma dessas tecnologias também demanda equipamentos específicos e tem processos de instalação diferentes. Contudo, em todos os casos, elas têm um processo de manutenção simples, longa durabilidade e garantem uma redução significativa dos custos com energia e no impacto ambiental causado pela geração.
De todo modo, a energia fototérmica está a mais tempo no mercado e, normalmente, tem um custo de instalação menor, o que faz com que ela se adéque a uma gama maior de consumidores.
Então, agora que você sabe a diferença entre energia fotovoltaica e fototérmica, analise suas necessidades e escolha o sistema que melhor as atende, sempre em busca de equipamentos de qualidade e com o melhor preço e atendimento.