O que é e como funciona a manutenção predial?

A manutenção predial não envolve só contratar alguém para consertar problemas grandes, ou fazer pequenas reformas, quando necessário. Ela começa muito antes disso, e envolve todo o cuidado com a infraestrutura do prédio, bem como de seus equipamentos.
Manutenção preventiva
Vamos começar com uma comparação simples que vai te ajudar a entender o que a manutenção preventiva faz, e o porquê de ela ser tão relevante.
Quando uma pessoa é jovem geralmente não se preocupa muito com a saúde. Afinal, tem vigor e força, não se cansa facilmente e se cura de ferimentos e doenças mais rápido. Só que com o tempo o corpo vai perdendo a força e o vigor. Os jovens que se cuidam melhor chegam nessa idade com uma saúde melhor, porque fizeram um trabalho de prevenção.
O mesmo vale para um imóvel. A manutenção preventiva tem o objetivo de evitar que os problemas apareçam mais tarde. Por isso, deve começar assim que a obra é entregue. Mesmo com os 5 anos de garantia previstos em lei, o cuidado deve começar imediatamente.
Manutenção corretiva
Essa é a forma de manutenção que a maioria dos gestores conhece bem, pois é a que se faz depois que o problema já apareceu. É verdade que nem todo reparo dá sinais tão claros antes de acontecer, mas com um bom trabalho preventivo o número de ocorrências corretivas deve diminuir bastante.
Mesmo que não reduza tanto em quantidade, a gravidade das ocorrências tem tudo para diminuir. Como assim? Pense em uma torneira que começa a vazar, uma gota por vez. Isso já é um caso de manutenção corretiva.
Mas imagine que, em vez de arrumar o problema na hora, a equipe de manutenção deixe o problema continuar. Logo o vazamento vai aumentar e pode até se espalhar para outros pontos do encanamento ou da torneira. O que seria uma manutenção corretiva simples e barata se torna um caso mais caro e demorado.
Por isso, identificar os problemas com agilidade e lidar com eles sem demora é o ideal no caso da manutenção corretiva.
Manutenção preditiva
Há quem pense que a manutenção preditiva é a mesma coisa da preventiva. E as duas realmente têm o mesmo objetivo, que é identificar possíveis problemas e se antecipar a eles. Mas cada uma faz isso de forma diferente.
Por um lado, a manutenção preventiva trata de inspeções periódicas, de preferência de acordo com as especificações dos fornecedores de cada peça ou material. Já a forma preditiva começa ainda antes, com a máxima atenção para identificar sinais de anomalias a qualquer momento, mesmo antes dos períodos de inspeção predeterminados.
Para isso, é possível usar ferramentas de medição e análise contínuos, sem contar as boas práticas de uso que os ocupantes do imóvel devem ser incentivados a manter.