Pular para o conteúdo
Blog
MARFE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

Projeto de casa térrea e arejada em terreno plano

O projeto dessa casa térrea foi feito para ser construído em um lugar muito quente. Por isso teve como principal foco privilegiar a ventilação, para ficar bem arejada.

Medidas do terreno

Terreno plano, de 360 metros quadrados, sendo 12 metros de largura e 30 metros de profundidade.

A casa térrea tem:

  • Garagem coberta para dois carros
  • Sala e cozinha integradas
  • Lavanderia ampla
  • Dois quartos, sendo 1 suíte
  • Banheiro social
  • Varandas

Planta da casa térrea – Clique para ver a imagem ampliada.

A área fechada da casa, sem garagem, varanda e projeções dos beirais do telhado é de 73m². Ao somar a projeção das coberturas, incluindo garagem e varandas, a área total da casa fica com 130m².

Amplo espaço externo

A casa foi posicionada no meio do terreno, deixando bastante espaço na parte da frente e nos fundos. Assim as árvores que existiam ali puderam ser preservadas, mesmo sendo do tipo que tem folhas que caem. Devido à distância entre as árvores e a casa, as folhas não caem no telhado.  Além disso, o espaço deixado na frente permite que sejam estacionados mais dois carros em vagas descobertas, se preciso.

Casa bem iluminada e ventilada

Uma das principais preocupações do projeto era deixar a casa bem arejada, para ficar agradável mesmo em uma cidade muito quente. A iluminação é garantida pela presença de grandes aberturas em todos os ambientes, até no banheiro. Essas aberturas ficam protegidas do excesso de luz solar através das varandas. E os jardins descobertos e fechados nas laterais garantem uma boa iluminação e ventilação sem perder a privacidade. O jardim da sala favorece ainda mais a ventilação natural, criando um caminho de entrada e de saída para o vento, a chamada “ventilação cruzada”.

Proteção em relação aos barulhos dos vizinhos

As aberturas foram posicionadas em vários lados da casa, para receber luz do sol em vários horários e também para melhorar a ventilação. Mas em uma das laterais não foram feitas janelas nem portas, para evitar o contato com o barulho de uma marcenaria existente. Os quartos foram posicionados na lateral oposta, com jardins privativos fechados nas laterais, reduzindo ainda mais esse contato.

Lavanderia ampla e versátil

A lavanderia ficou bastante ampla, pois era preciso acomodar uma mesa de costura com dois metros de largura. E para ficar mais versátil, ela ganhou acesso pela parte interna da casa e também pela externa. Assim é possível também receber clientes de costura sem que eles tenham que passar por dentro da casa.

Áreas molhadas concentradas

Os gastos com tubulação de hidráulica foi reduzido através da proximidade das áreas molhadas. os dois banheiros compartilham a mesma parede hidráulica, com a caixa d’água logo acima, embutida no telhado. Já a cozinha e a lavanderia ficam alinhadas na mesma parede, como os pontos bem próximos uns dos outros.

Mais economia na construção

Outras características do projeto que deixam a construção mais barata são a forma simples do telhado, sem muitos recortes, e também a integração entre os ambientes e a circulação facilitada. (Ver também “Como Economizar na Construção Sem Perder Qualidade“).

Equilíbrio entre metal e madeira

A cobertura recebeu telhas do tipo “sanduíche”, que são basicamente duas camadas de telhas metálicas com material isolante entre elas. Assim a casa fica mais protegida do calor e do excesso de ruídos. E para compensar a frieza do metal, foi usada madeira na estrutura aparente e nos caixilhos, criando sensação mais aconchegante.

Vai construir ou reformar? Fale com a Marfe Engenharia Construção e Reformas em Curitiba

Fonte: dicasdearquitetura.com.br

Mais

Atendimento:

Endereço:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajudar?