Projeto indiano estimula a sustentabilidade ao usar telhas de argila para formar paredes verdes, que integram a natureza aos espaços urbanos e promovem o resfriamento dos ambientes.
Se você já passou por alguma reforma, com certeza deve ter tomado um susto ao se deparar com uma quantidade imensa de entulhos e de materiais de construção que acabaram não sendo utilizados. Pensando em dar uma destinação adequada aos resíduos, a empresa de arquitetura indiana Manoj Patel Design Studio lançou um projeto que utiliza telhas de barro para criar uma parede verde.
Além de diminuir a quantidade de entulho gerado em construções e reformas em geral, a iniciativa é economicamente sustentável e uma excelente alternativa para o resfriamento natural do ambiente interno.
Residência indiana foi a primeira a ganhar um protótipo do projeto
Um protótipo do projeto indiano, conhecido com Plantação de Telhas Ridge Clay, foi recentemente instalado no terraço de uma residência em Vadodara. A cidade de dois milhões de habitantes fica às margens do rio Visvamitra, sendo conhecida pelo clima extremamente quente durante o ano inteiro. No auge do verão, não é raro que as temperaturas ultrapassem os 37 graus e a iniciativa promete ajudar os moradores a lidarem com o calor. As telhas são dispostas em formato de zigue-zague e fixadas à parede com cimento. As plantas cultivadas nos vãos formam a parede verde, mas também é possível colocar luzes ou fechar os espaços formando pequenas prateleiras.
A iniciativa estimula a economia local, pois as telhas estão entre os inúmeros objetos de argila produzidos pelos artesãos locais. Elas foram levemente modificadas ganhando pequenas ranhuras, mas também é possível fazer o jardim vertical usando as telhas tradicionais que sobraram de uma reforma ou não foram usadas na construção.
Paredes verdes são isolantes térmicos naturais
As paredes verdes são uma forma sustentável de integrar a natureza aos espaços urbanos e uma alternativa ecológica aos aparelhos de ar-condicionado. As telhas de argila podem ser usadas em ambientes internos, como sacadas e churrasqueiras, para diminuir o calor. Elas absorvem a água das plantas e, quando o ar quente entra em contato com a superfície mais fria, é imediatamente resfriado.
Em muros e paredes externas, o jardim vertical funciona como um isolante térmico natural. A vegetação diminuindo o ganho de calor através dos raios solares e a evaporação da água presente nas plantas resfria a superfície. Em regiões onde há pouca amplitude térmica, o ideal é que a parede verde fique exposta às brisas noturnas. Outra dica é usar vegetação sazonal, aquelas que perdem as folhas no inverno, caso ela fique voltada para o norte, o que permite a incidência de luz solar direta.