Pular para o conteúdo
Blog
MARFE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

Tipos de laje: saiba qual a ideal para sua construção

Tipos de laje

A laje é a cobertura sobre nossas cabeças, que pode ou não ser transitável. Quer dizer: pode ser a última parte antes do telhado, ou a parte entre dois andares. Seja qual for o caso, os principais tipos de laje normalmente tem espessura mínima de 12/ 14cm o que já contribui bastante para um maior isolamento e proteção ao ambiente.

Por dentro da laje, que é feita de concreto e de uma estrutura de vergalhões de ferro, é possível passar circuitos de elétrica, encanamentos de hidráulica e outros sistemas e circuitos. Porém, com essa espessura e dureza, é mais prático adicionar abaixo da laje um forro de gesso que esconda tudo isso, evitando furar concreto e ferro em uma necessidade futura.

Laje treliçada com cerâmica

Escolher entre os tipos de teto é uma decisão estrutural e precisa ser bem estudada.

Entre as vigas da laje treliçada são instaladas lajotas de cerâmica e essa montagem é coberta de concreto. Como a resistência desse material possibilita vencer pequenos vãos e têm um preço mais baixo, escolher esse dentre os tipos de teto é aconselhável para obras reduzidas e pouco complexas, como residências pequenas.

Laje treliçada com isopor

As lajes pré-moldadas treliçadas também podem ser montadas com peças de isopor. O funcionamento desses tipos de laje é basicamente igual ao da versão com cerâmica, ou seja, treliças de aço preenchidas com concreto e com blocos de EPS ocupando o espaço entre elas.

Além disso, esse é um material fácil de trabalhar, tornando a passagem de instalações elétricas e tubos hidráulicos muito mais prática.

Laje maciça

Dentre os tipos de laje, a maciça é o modelo mais comum no país. Moldada na própria obra, ela é constituída por um conjunto de vigas de aço preenchidas com concreto. Posicionando essa estrutura sobre fôrmas ou compensados de madeira.

Laje nervurada

Esse tipo de laje também é moldado no local da obra, as lajes nervuradas se distinguem das maciças pelo local onde passam as vigas de aço. A estrutura se conecta a partir de uma capa de compressão mais alta que as fôrmas. Sua aparência é alveolar, e contribui para uma grande economia de materiais.

Por conta do menor peso, a laje nervurada é capaz de vencer grandes vãos. Por essa razão, esse foi um dos tipos de teto mais utilizado por muitos anos nos ambientes que precisam suportar grandes cargas de peso.

Escolher os dois tipos de teto não apenas é possível, como a combinação das duas coisas permite colocar todos os sistemas que fazem a sua casa funcionar no espaço entre eles. Isso vai deixar tudo mais acessível e fácil de remendar em caso de futuras manutenções ou reformas.

Se o forro for de gesso, por exemplo, os reparos nos circuitos entre a laje e o forro ficam muito mais simples. Basta fazer uma abertura no forro de gesso onde for preciso e depois fechar novamente com mais gesso, massa para nivelar e pintura. Bem mais prático do que quebrar a laje.

Vai construir ou Reformar? Fale com a Merfe Engenharia Curitiba

Mais

Atendimento:

Endereço:

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajudar?