A escolha entre os tipos de teto é uma etapa básica e fundamental para qualquer construção, mas isso não significa que essa seja uma decisão simples. No momento de escolher entre laje e forro você já precisa ter definido seus objetivos e intenções para o restante da obra.
Um bom exemplo sobre o porque seu planejamento precisa estar pronto antes da escolha entre os tipos de teto, é a diferença entre construções de um ou mais pavimentos.
Enquanto a laje comporta a sustentação de cargas inclusive no pavimento superior, o forro, por sua vez, não é projetado para isso. Assim, apenas para obras de um só pavimento ou para o último pavimento de uma construção é possível dispensar a laje.
Quando se está construindo, é comum ouvir de alguém: “Agora você vai ter um teto!”. E isso é mesmo verdade, seja no sentido mais poético ou no prático, você vai precisar de um teto. Mas o que é preciso saber sobre para escolher entre os tipos de teto? Confira, a seguir:
Vai Construir ou Reformar? Fale com a Marfe engenharia Curitiba.
Tipos de laje
A laje é a cobertura sobre nossas cabeças, que pode ou não ser transitável. Quer dizer: pode ser a última parte antes do telhado, ou a parte entre dois andares. Seja qual for o caso, os principais tipos de laje normalmente tem espessura mínima de 12/ 14cm o que já contribui bastante para um maior isolamento e proteção ao ambiente.
Por dentro da laje, que é feita de concreto e de uma estrutura de vergalhões de ferro, é possível passar circuitos de elétrica, encanamentos de hidráulica e outros sistemas e circuitos. Porém, com essa espessura e dureza, é mais prático adicionar abaixo da laje um forro de gesso que esconda tudo isso, evitando furar concreto e ferro em uma necessidade futura.
Agora, vamos conhecer melhor os principais tipos de laje:
Vai Construir ou Reformar? Fale com a Marfe engenharia Curitiba.
Laje treliçada com cerâmica

Entre as vigas da laje treliçada são instaladas lajotas de cerâmica e essa montagem é coberta de concreto. Como a resistência desse material possibilita vencer pequenos vãos e têm um preço mais baixo, escolher esse dentre os tipos de teto é aconselhável para obras reduzidas e pouco complexas, como residências pequenas.
Vai Construir ou Reformar? Fale com a Marfe engenharia Curitiba.
Laje treliçada com isopor
As lajes pré-moldadas treliçadas também podem ser montadas com peças de isopor. O funcionamento desses tipos de laje é basicamente igual ao da versão com cerâmica, ou seja, treliças de aço preenchidas com concreto e com blocos de EPS ocupando o espaço entre elas.
Além disso, esse é um material fácil de trabalhar, tornando a passagem de instalações elétricas e tubos hidráulicos muito mais prática.
Vai Construir ou Reformar? Fale com a Marfe engenharia Curitiba.
Fonte: https://blog.tocaobra.com.br